O Treinamento Funcional é um método de condicionamento físico para a melhora da aptidão física de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo, seja para fins desportivos ou qualidade de vida com eficiência e de forma preventiva.
A principal vantagem deste método de treinamento é a adaptação para qualquer tipo de praticante, independente da sua idade, nível de condicionamento físico ou experiência em prática de exercícios. O mesmo tipo de treinamento pode utilizado para idosos, recuperação de lesões, atletas profissionais em diversas modalidades, e atualmente muito utilizado com lutadores, sempre respeitando a individualidade biológica.
Os métodos tradicionais utilizados em academias, geralmente focam a uma, duas ou três capacidades físicas, enquanto o treinamento funcional estimula todas as capacidades físicas, sendo considerado o mais completo e eficiente método da atualidade, tornando a performance humana, até então restrita a treinamento de atletas, acessível a todos. Todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade, resistência aeróbica e anaeróbica – são trabalhadas de forma integrada através de movimentos multi-articulares e multi-planares, além do envolvimento da propriocepção.
Benefícios:
- Melhora da postura;
- Controle do peso corporal;
- Melhora do equilíbrio e controle muscular;
- Melhora na eficiência dos movimentos;
- Menor probabilidade de lesões;
- Melhora do desempenho nos esportes;
- Melhora do equilíbrio dinâmico e estático;
- Desenvolvimento da consciência corporal,
- Melhora da força, coordenação motora, resistência muscular, condicionamento cardiovascular, lateralidade, flexibilidade e propriocepção.