Programas
Neuromuscular
É a fisioterapia estar saindo do empirismo, pois cada vez mais as técnicas e métodos de avaliação se baseiam em estudos sérios.

Sistema de Avaliação Neuromuscular

O principal é a fisioterapia ainda estar saindo do empirismo, pois cada vez mais as técnicas e métodos de avaliação se baseiam em estudos sérios e em dados fidedignos (J Strength Cond Res. 2009). Exemplo disto é o método de avaliação neuromuscular que utilizo na Be Healthy. Método utilizado em atletas profissionais, principalmente em times de futebol da Europa (Internacional de Milão) e também em times brasileiros (Santos e Botafogo).

Esse sistema de avaliação neuro muscular vem para revolucionar o tratamento e treinamento, pois acaba com um certo impirísmo adotado por fisioterapeutas e educadores físicos na precrição dos programas de tratamento e treinamento. Através de seus complexos componentes (software, plataforma de força, célula de carga e real power) é possível identificar com precisão:

- Carga máxima suportada;
- Trabalho;

PotênciaFundamental para saber se houve uma mudança de carascterísticas das fibras musculares que influenciarão negativamente no rendimento e na recuperação do atleta (Bisciotti Gian Nicola, Combi Franco, Forloni Fabio, Petrone Nilton, 2001); Diferença de parêmetros entre os membros(força, trabalho , potência, carga, distribuição do peso corporal nas fases específicas do salto, etc) dados importantes para alta e avaliação (J Strength Cond Res. 2010); Capacidade de absorção de impactos;

- Potenciais lesivos;
- Parâmetros para alta de pacientes, pois o teste avalia a fundo a funcionalidade do indivíduo;
- Aumenta a força e o tônus muscular;
- Carga máxima suportada;
- Trabalho;
- Potência

Ou seja, assim podemos definir com qual carga, quantas séries, qual número de repetições, frequência que o indivíduo deve trabalhar de forma muito precisa, o que torna o tratamento ou treinamento muito mais eficaz em benefícios e rapidez, sem contar que também podemos identificar e corrigir potenciais lesivos para joelho, tornozelo, ombro, quadril, etc. Também de fundamental importância para avaliação de recuperação pós-operatória de joelho, ombro, etc (J Sports Sci. 2010).

Sem contar que para evitar possíveis lesões uma avaliação criteriosa é de fundamental importância no começo dos trabalhos Nos últimos anos a corrente pelos exercícios de força tem sido bastante evidente face aos resultados favoráveis de diversos estudos. Em contrapartida há um aumento considerável de lesões na musculação. É o que sugere um estudo conduzido pela equipe do Dr. Chester Jones da Universidade de Arkansas nos Estados Unidos e publicado na revista The Physician and Sports Medicine em julho de 2000. Segundo o estudo, as lesões oriundas da musculação, exigindo tratamento médico, aumentaram 35% entre 1978 e 1998.