Programas de Condicionamento Físico
Para a obtenção de uma melhor aptidão física e/ou performance ser de forma segura e eficaz depende da sobrecarga (relação entre o volume e a intensidade do treinamento) e deve ser monitorada de acordo com a evolução individual de cada valência física estimulada.
Com uma aderência aos exercícios de intensidade adequada, o nível de aptidão física aumenta, necessitando assim de uma nova intensidade (carga) de treinamento, necessitando também de reavaliações periódicas para adequação da nova carga de treinamento. O descanso dependerá diretamente da quantidade do exercício (volume de treinamento) assim como da qualidade (leve, moderado ou intenso).
O resultado promovido pelo condicionamento físico, dependerá de inúmeras variáveis, devido as diferentes características de cada praticante; esta individualidade biológica faz com que o tempo de recuperação e recomposição dos níveis de seja diferente entre os praticantes resultando assim em um treinamento diferenciado e podendo ser elaborado em diversas formas, justificando assim, porque alguns treinam mais e outros menos para cada fase do programa de treinamento.
Um programa para prática de atividade física deve ser elaborado com critérios, hoje bem rígidos e comprovados cientificamente, devendo conter exercícios aeróbios para melhora do condicionamento cardiorrespiratório, exercícios de alongamento para e exercícios denominados localizados, para melhoria da musculatura esquelética, através da melhoria da resistência muscular e força. Cada modelo de atividade física (aeróbio, flexibilidade e muscular localizado) tem seu benefício específico para o condicionamento físico como um todo, sendo cada um com sua importância de igual valor quando se pretende uma melhora harmoniosa do condicionamento físico, atingindo a tão desejada qualidade de vida e até mesmo a performance esportiva.
A BEone desenvolveu diversos programas de condicionamento físico específicos para cada objetivo e ênfase, denominados:Treinamento Funcional; Condicionamento Cardiovascular; Sistema de Treinamento com Vibração; e Sistema de Avaliação Neuromuscular.